• Hospital Municipal
  • Serviços de Emergência
  • Serviços de Diagnósticos
  • Programas
  • Saúde Mental
  • Atenção Básica
  • Ensino e Pesquisa
  • Informativo FSNH
  • Expresso E-mail
  • Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo
  • Exames laboratoriais
  • Link para Portal da Transparência de Novo Hamburgo
  • licitacon
  • ouvidoria
  • Números FSNH

ENSINO E PESQUISA

FSNH

  

A Fundação de Saúde de Novo Hamburgo – FSNH dispõe de políticas e ações educacionais que visam a construção coletiva e difusão do conhecimento. Seu foco está na troca sistemática e contínua entre saberes, qualificação profissional em saúde, educação permanente, residências médicas e multiprofissionais, estágios, pesquisas, além da realização de eventos científicos. 


ESTÁGIOS CURRICULARES / EXTRACURRICULARES

  A FSNH disponibiliza seus espaços e recursos para a realização de estágios curriculares e de práticas supervisionadas de diversas Instituições de Ensino (IE) de nível médio/técnico e superior, contribuindo com a formação dos futuros profissionais. 

Os convênios são firmados após credenciamento das IE junto a FSNH, e as vagas de estágios são distribuídas de acordo com a disponibilidade de campo e necessidades das IE. O número de estagiários são definidos de acordo com a área, turno e unidade/setor de atuação, de forma a garantir as atividades do serviço e proporcionar um espaço de aprendizado de qualidade aos estudantes.

Mais informações devem ser solicitadas através do e-mail: educacaoedesenvolvimento@fsnh.net.br



PESQUISAS ACADÊMICAS

As pesquisas realizadas nas dependências da FSNH, da graduação aos programas de mestrado e doutorado, contribuem diretamente com a qualificação dos serviços oferecidos pela Fundação. 

Os cursos de medicina, enfermagem, farmácia, psicologia, nutrição e fisioterapia , além dos programas de pós graduações, são os principais responsáveis pelas produções acadêmicas realizadas na FSNH e apresentadas em feiras científicas, congressos e seminários por todo o país. Essas produções deixam um legado importante de conhecimento técnico-científico e passam a integrar o acervo de periódicos da FSNH.

O encaminhamento dos projetos de pesquisa a serem realizados na FSNH, ocorrem através do Núcleo Municipal de Educação e Saúde (NUMESC), que fica na Secretaria da Saúde, no 5º andar da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo.

O protocolo dos projetos deve ser feito nas segundas-feiras, das 14h às 17h, no NUMESC.


PROGRAMAS DE RESIDÊNCIAS

Consolidando-se como referência no processo de integração ensino serviço, a FSNH constitui cenário de prática para diversos programas de residência: 

 

Residência Médica

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o título de especialista. 

A FSNH oferece Programas de Residência Médica próprios, credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica / Ministério da Educação – CNRM/MEC, nas seguintes áreas: 

- Clínica Médica, Medicina Intensiva e Neonatologia.

A seleção é realizada anualmente e com edital próprio divulgado no site www.fsnh.net.br

 

Residência Multiprofissional em Saúde

Instituída pela Lei nº 11.129 de 2005, a residência multiprofissional em saúde é uma modalidade de ensino de pós-graduação (especialização) destinada aos profissionais que integram a área da saúde, exceto os médicos, com base nos princípios e diretrizes do SUS. 


Residência Multiprofissional em Saúde FEEVALE

Através de parceria firmada com a Universidade FEEVALE, a FSNH constitui cenário de prática para os seguintes Programas de Residência Multiprofissional em Saúde: 

- Atenção Básica / Saúde da Família, Saúde Mental e Urgência e Trauma.

Para mais informações www.feevale.br


Residência Integrada em Saúde GHC

Mediante convênio estabelecido com o Grupo Hospitalar Conceição, atuam nos os serviços sob gestão da FSNH os residentes do Programa de Residência Integrada em Saúde da Família e Comunidade Descentralizada.

 

 

Recomendar esta página via e-mail:
rodape rodape rodape