• Hospital Municipal
  • Serviços de Emergência
  • Serviços de Diagnósticos
  • Programas
  • Saúde Mental
  • Atenção Básica
  • Ensino e Pesquisa
  • Informativo FSNH
  • Expresso E-mail
  • Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo
  • Exames laboratoriais
  • Link para Portal da Transparência de Novo Hamburgo
  • licitacon
  • ouvidoria
  • Números FSNH

HOSPITAL MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO

FSNH

O Hospital Municipal atualmente conta com 230 (duzentos e trinta) leitos, realizando uma média mensal de 1.000 internações hospitalares. Presta atendimento ininterrupto em urgência e emergência, na sua totalidade pelo Sistema Único de Saúde 

 

Histórico Hospital Municipal

 

O Hospital Municipal de Novo Hamburgo foi inaugurado no dia 1º de novembro de 1947, portanto, há 70 anos presta atendimento à população do município. Na época foi nominado como Hospital Operário Darcy Vargas em homenagem a esposa de Getúlio Vargas.

É um Hospital geral focado no atendimento de Urgência e Emergência, oferece plantão 24 horas nas especialidades de Traumatologia, Clínica Geral, Gineco-obstetrícia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Neurocirurgia, Anestesiologia, Neonatologia e Plantonista de UTI/Intensivista.

Conta com equipe técnica para atendimento ao Parto de Alto Risco, possui Unidades de Tratamento Intensivo - UTI Neonatal, com 20 leitos e UTI Adulto, nível II, com 20 leitos, regulados através da Central de Regulação do Estado.

 

Realiza internação nas seguintes especialidades:

01 - Clínica Geral

02 - Cirurgia Torácica

03 - Cardiologia

04 - Traumatologia

05 - Cirurgia Geral

06 - Cirurgia Vascular

07 - Neurologia Clínica

08 - Neurocirurgia

09 - Psiquiatria

10 - Obstetrícia

11 - Mastologia

12 - Anestesiologia

13 - Cirurgia plástica

14 - Neonatologia

15 - Tisiologia

 

Oferece ainda os serviços de:

 

01 - Fisioterapia

02 - Fonoaudiologia

03 - Terapia Ocupacional

04 - Psicologia

05 - Assistência Social

  

Referências para Região

 

O Hospital Municipal está credenciado para atendimentos em procedimentos de Alta Complexidade em Cardiologia, sendo referência para mais de 500.000 mil pessoas residentes dos Municípios de Araricá, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha, Ivoti, Lindolfo Collor, Morro Reuter, Nova Hartz, Novo Hamburgo, Presidente Lucena, Santa Maria do Herval e Sapiranga.

Integra a Rede de Urgência, Rede Cegonha e Organização de Procura de Órgãos – OPO. No ano de 2012, através da Resolução Nº 645/12 – CIB/RS, de 12/11/12, foi habilitado para atendimento da Linha de Cuidado de Acidente Vascular Cerebral (AVC) além de Novo Hamburgo, assumindo a referência para Cambará do Sul, Campo Bom, Igrejinha, Rolante, São Francisco de Paula, Sapiranga, Três Coroas e está em processo de habilitação para nova Unidade Coronariana - UCO;

Em maio de 2012, com a inauguração do Anexo I, houve a ampliação da capacidade instalada em 62 leitos de Internação, foi disponibilizada uma nova estrutura para o Serviço de Urgência e Emergência e uma nova Unidade de Terapia Intensiva – UTI, com 8 leitos.

Reforçando sua importância, o Hospital Municipal ainda é referência para os pacientes regulados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – abrangendo os Municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom, Dois Irmãos, Estância Velha e Ivoti, num total de 391.025 habitantes.

 

Perspectiva de crescimento e implantação de novos serviços hospitalares

 

O Hospital, através do Serviço de Urgência e Emergência 24 horas, recebe constantemente usuários acometidos de acidentes ou sintomas/patologias que demandam continuidade da assistência, e com frequência ultrapassam os recursos de Média Complexidade e necessitam atendimento de Alta Complexidade

Por contar com equipe técnica altamente qualificada e especializada disponível na estrutura, inclusive para demanda eletiva, estão em andamento processos de habilitação de serviços de alta complexidade de Neurocirurgia, Endovascular e de Traumatologia/Ortopedia, em situações de urgência e emergência, visando qualificar e ampliar a resolutividade para Novo Hamburgo e região.

Ainda para potencializar e ampliar a assistência em caráter de urgência e eletiva, para o município de Novo Hamburgo e região, está projetada a construção de um segundo anexo, que contará com cinco pavimentos. Esta nova estrutura ampliará a capacidade instalada em mais 80 leitos de internação, abrigará um Centro Diagnóstico por Imagens, Centro Cirúrgico com 6 salas de cirurgia e 18 leitos de recuperação, UTI Adulto com 20 leitos, Centro de Material Esterilizado, Hemodinâmica e Endoscopia. Custo estimado para obra de R$13.000.000,00 (treze milhões de reais), sendo que o projeto está cadastrado no Fundo Nacional de Saúde/Ministério da Saúde, em fase de processo de repasse do recurso para execução.

Recomendar esta página via e-mail:
rodape rodape rodape